O Evaporador Falling Film da DheyTécnica é projetado para realizar a concentração de proteína solúvel (água de cola) em processos de baixa temperatura.
Ele é responsável pela evaporação da maior parte da umidade presente na água de cola, utilizando como fonte de energia térmica os gases obtidos no processo de secagem.
Dessa maneira, é o principal responsável pela eficiência do sistema, que pode chegar a uma economia no consumo de vapor próxima a 40% se comparado a processos convencionais.
Saiba agora mesmo como o Evaporador Falling Film se insere na planta industrial.
Conheça as aplicações do evaporador
O fluxo do equipamento ocorre de forma linear, partindo de processos em baixa temperatura para a obtenção do subproduto processado.
A água de cola (caldo proteico) obtida após a prensagem e a separação centrífuga possuem cerca de 4% a 6% de sólidos solúveis. Estes passam pelo equipamento, o qual é responsável por evaporar a maior parte da umidade presente.
O material concentrado obtido é dosado na entrada do secador, juntamente com o material proveniente do processo de prensagem e separação centrífuga.
Dessa maneira, o evaporador contribui diretamente no processo de secagem na indústria, ajudando na concentração de até cerca de 50% de sólidos, de modo em que o material possa ser circulado de volta ao secador para uma recuperação efetiva.
Assim, a implementação de um Evaporador Falling Film traz diversos benefícios para o processo como um todo. Alguns deles são:
- Operação totalmente automatizada
- Auxilia na economia de energia
- O equipamento envolve baixas frequências de manutenção, pois é fabricado totalmente em inox.
- Tanto o projeto quanto sua fabricação atendem às normas NR-12 e NR-13.
O processo continua no secador rotatubos
Após passar pelo evaporador, o Secador Rotatubos da DheyTécnica efetua a secagem contínua através de um sistema indireto, onde o produto entra em contato com um eixo de grande área de troca térmica.
Esse eixo por sua vez é aquecido pela injeção de vapor no seu interior, dotado de um conjunto de tubos estrategicamente posicionados para maior transferência térmica e controle do processo.
O controle da secagem é realizado através de sensores de temperatura ao longo do corpo do secador. Além disso, há o controle da entrada e saída do produto, bem como o ajuste da pressão do vapor no eixo do secador.
Esse sistema pode ser aplicado em diversos segmentos, normalmente sendo utilizado como forma de obter produtos tais quais:
- Farinhas de penas
- Farinhas de sangue
- Farinhas de peixe
- Secagem de lodo industrial
- Secagem de lodo de ETA
- Secagem de Amido
- Secagem de DDGS
- Secagem de borra de café
A instalação compacta do equipamento também contribui para a baixa emissão atmosférica, tornando o processo o menos poluente possível. Da mesma forma, oferece baixo consumo de energia elétrica e de energia térmica.
Gostou de entender melhor sobre o funcionamento do Evaporador Falling Film e do Secador Rotatubos? Em nosso site, você encontra mais informações sobre os equipamentos DheyTécnica. Clique aqui e conheça-os!