O filtro biológico é um dos equipamentos empregados nos sistemas de tratamento de odores dentro de uma indústria, e ele é responsável pela redução significativa da emissão de vapor orgânicos voláteis (VOCs), e consequentemente a redução e ou eliminação total dos odores.
Por oferecer uma alta eficiência de remoção, o equipamento se torna muito vantajoso quando agregado às tecnologias de controle industrial.
Leia o texto a seguir e saiba mais sobre o filtro biológico e sobre o sistema de tratamento de odores.
Sistemas de tratamento de odores na indústria
Ao longo do tempo e com a experiência adquirida durante os anos, a DheyTécnica buscou inovar em uma solução completa de tratamento de odores na indústria, visando principalmente reduzir os impactos ambientais gerados pelos processos.
Esta solução é voltada para as mais diversas aplicações, sendo empregada normalmente na indústria de processamento de resíduos animais.
Os principais processos relacionados a essa solução são a utilização de um sistema de condensação de vapores orgânicos, assim como um sistema de polimento e tratamento de compostos orgânicos voláteis (também chamados de VOCs).
Dessa maneira, a máxima eficiência na redução e no tratamento de odores é garantida.
O principal benefício dos sistemas desenvolvidos pela DheyTécnica é a capacidade de personalização a cada projeto desenvolvido.
Conforme a necessidade da implementação, são aplicadas as tecnologias requeridas para atender a demanda solicitada, e diante disso há o aproveitamento por completo dos equipamentos em cada etapa.
O Filtro Biológico
Empregado nos sistemas de tratamento de odores, o filtro biológico funciona através da tecnologia de biofiltração, usada para controlar os compostos orgânicos voláteis e os vapores orgânicos/inorgânicos.
No tratamento de odores, o equipamento é responsável por remover cerca de 98% dos mesmos, e funciona através do seguinte fluxo:
– Os vapores orgânicos e inorgânicos do processamento de subprodutos são recebidos e tratados, liberando gases livres de odores no fim do processo.
Suas principais vantagens, além da alta eficiência de remoção, são: baixa necessidade de manutenções; custos justos de operação e instalação; longa vida útil do equipamento.
Os principais equipamentos que envolvem o processo
Para uma aplicação mais eficiente do sistema de tratamento de odores, alguns equipamentos complementares são necessários além do filtro biológico. É o caso do aerocondensador, trocador de calor e lavador de gases.
O aerocondensador é responsável por condensar e sub-resfriar os vapores produzidos durante o processamento de subprodutos, funcionando através da troca térmica indireta com o ar ambiente.
Dessa maneira, ele também contribui para uma diminuição considerável do mau cheiro e promove uma linha de produção mais limpa.
O trocador de calor tem o objetivo de abrigar a água potável em temperatura ambiente e transformá-la em água aquecida através da energia térmica dos gases obtidos no processo.
Já o lavador de gases realiza a umidificação e a condensação das correntes gasosas, assim como a retenção de partículas sólidas e odoríferas, também contribuindo para a redução de odores e emissão atmosférica.
O equipamento em questão pode até mesmo ser utilizado como um sistema principal, mas garante maior eficiência ao ser interligado ao filtro biológico.
Gostou de entender melhor sobre o sistema de tratamento de odores e sobre o filtro biológico? Em nosso site, você encontra mais informações sobre cada uma dessas soluções! Clique aqui e acesse agora mesmo.